“Não precisava ter terminado assim. Podiam ter dialogado, mas não fizeram isso", diz irmão de homem em surto, morto em ocorrência atendida pela Brigada Militar

“Não precisava ter terminado assim. Podiam ter dialogado, mas não fizeram isso

Foto: Mateus Rossato (Diário)

O irmão de Paulo José Chaves dos Santos, 35 anos, morto durante uma ocorrência envolvendo a Brigada Militar, na manhã desta terça-feira (13), no Bairro Tancredo Neves, contestou a versão inicial dos fatos e afirmou que a família pretende buscar Justiça. O relato foi feito por Thomas Leonardo Chaves, 25 anos, em entrevista à reportagem da Rádio CDN (93,5 FM).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Segundo Thomas, o irmão enfrentava um surto no momento da ocorrência. Ele relatou que Paulo fazia uso de medicações por ter problemas psiquiátricos e que era ex-usuário de drogas. Conforme o familiar, durante a noite e a madrugada, Paulo teria apresentado comportamento alterado e agressivo, o que levou a família a acionar a Brigada Militar para prestar apoio.

— Ele estava tendo um surto. A gente chamou a Brigada para ajudar, para resolver a situação, mas, em vez disso, eles acabaram levando o meu irmão — afirmou.

Thomas destacou que, apesar dos episódios de irritação, o irmão nunca havia sido agressivo anteriormente. Segundo ele, no momento da abordagem, Paulo estaria sob efeito de medicações e, possivelmente, de álcool, mas isso não justificaria a ação policial. A morte ocorreu na calçada da Rua Luiz Stroever a alguns metros da casa da família.

— Ele estava só com um martelo na mão. Eram dois policiais, eles tinham arma de choque, spray de pimenta, podiam ter dialogado, mas não fizeram isso. Simplesmente, sacaram a arma e deram cinco tiros no meu irmão — disse.

O jovem relatou, ainda, que presenciou o momento dos disparos.

 — Foi na minha frente. Foram de quatro a cinco tiros seguidos, eu ouvi — completou.

Procurada pela reportagem, a Brigada Militar informou que irá se manifestar sobre o caso somente por meio de nota ao longo do dia. A Polícia Civil irá investigar as circunstâncias da morte. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brigada Militar instaura inquérito para apurar morte de homem durante atendimento de ocorrência em Santa Maria Anterior

Brigada Militar instaura inquérito para apurar morte de homem durante atendimento de ocorrência em Santa Maria

Homem é morto a tiros em Santa Maria durante ocorrência atendida pela Brigada Militar, que foi chamada pela família Próximo

Homem é morto a tiros em Santa Maria durante ocorrência atendida pela Brigada Militar, que foi chamada pela família

Polícia/Segurança